top of page

Um pouco sobre nós

      As Batucas – Orquestra Feminina de Bateria e Percussão, vem fazendo um barulho e tanto desde 2015! E não por ser um coletivo de percussão com mais de uma centena de integrantes - idealizado por Biba Meira, uma grande baterista brasileira que galgou seu espaço num cenário dominado por homens e que hoje, em grande parte por seu esforço, começa a se transformar - mas pela relevância do seu trabalho em muitos segmentos, tanto como grupo musical, quanto pelos desdobramentos nas batalhas diárias das mulheres, que ganharam visibilidade, redes de apoio e mais mãos para se juntar a tantas causas pertinentes ao fortalecimento da mulher na sociedade. As Batucas sempre foram mais que um espaço de aprendizado percussivo. Aqui a premissa é contribuir, somar, participar, transformar, aprender, crescer, empreender, brincar. Todos esses verbos são conjugados pelas integrantes desse coletivo feminino desde o ano de sua criação, por um viés inclusivo e sem preconceito etário.


      Os ritmos brasileiros dão a tônica da orquestra, regida por Biba Meira e Julia Pianta. Samba, baião, bossa nova, samba-reggae, maculelê, maracatu e coco são alguns dos ritmos presentes no repertório do grupo e dividem espaço democraticamente com música erudita, rock, funk, jazz, cumbia, hip hop e o que mais vier. E essa imensa orquestra executa todos esses ritmos em instrumentos convencionais, como surdos, caixas, agogôs, tamborins, repiques e chocalhos, e também toca em sucatas criadas pelo coletivo, como tonéis, tampas de panela, latas das mais diversas e outras traquitanas garimpadas no mobiliário urbano.


      Entre as apresentações do grupo ao longo dos anos, estão memoráveis shows no Vila Flores, já com a participação do Grupo Vocal As Batucas; as incursões ao Noite dos Museus e a Bienal do Mercosul, como grupo convidado; a participação no Carnaval de Porto Alegre e apresentações beneficentes que envolvem causas sociais nas quais esse grupo de mulheres faz questão de se engajar, como Mulheres Mirabal, Comunidade Lomba do Pinheiro,  CASEF, escolas municipais e IMAMA entre outras. 

 

      Ao longo do tempo As Batucas foram se tornando mais do que um grupo de percussão e outras frentes foram surgindo. Em 2017 começa a primeira turma de Grupo Vocal, que foi crescendo e hoje já conta com três turmas. As gurias do vocal - que têm como professoras as musicistas Raquel Pianta e Madalena Rasslan - já se somaram com a percussão em várias apresentações e já realizaram outras tantas sem a batucada. O repertório é diverso e passa pelo samba, pop, rock, e tantos outros.

 

        Além da percussão e do vocal, hoje As Batucas contam com turmas de pandeiro, aulas de bateria e aulas de violão. Sem contar os projetos internos, oferecidos para as integrantes da Escola, que vão desde palestras sobre temas relevantes, encontros para confraternização e oficinas em conjunto. Durante a pandemia realizaram um projeto de oficinas virtuais e de um documentário, o "Nós, Batucas", ambos viabilizados pela Lei Aldir Blanc, em 2021.

        As Batucas, além de tudo, é um trabalho familiar. Biba e Julia são mãe e filha; Raquel é irmã da Julia; Madalena foi colega da Julia durante toda a faculdade; o Vini (professor) e a Flavinha (produtora) são amigos da Biba de outros carnavais. É esse grupo que coordena e ministra as aulas nas Batucas. Desde as oficinas, os cards de divulgação, os ritmos, as músicas cantadas, esse site que tu estás vendo. Tudo pensado, discutido, elaborado e realizado por pessoas que vivem da cultura e da arte, com muita alegria e dedicação. 

 

Para conhecer um pouco mais sobre a nossa história você pode conferir o documentário completo aqui embaixo! 

Documentário
"Nós Batucas"

  • Instagram
  • Facebook
bottom of page